Irmãos Amados,
A Paz de Yeshua HaMashiach (Jesus Cristo),
Neste estudo, falaremos sobre a Festa das Trombetas de 2017 e o Sinal de Apocalipse 12 ocorrido nos últimos dias 23 e 24 de setembro de 2017. Bom estudo para todos.
A NOIVA DO CORDEIRO AGUARDARÁ O ARREBATAMENTO COM MUITO MAIS FERVOR A CADA FESTA DAS TROMBETAS
I - DE ACORDO COM 1ª CORÍNTIOS 15:51-52, O ARREBATAMENTO DA NOIVA DO CORDEIRO SE DARÁ EM UMA FESTA DAS TROMBETAS
I.1 - A FESTA DAS TROMBETAS (YOM TERU’AH OU ROSH HASHANÁ)
“Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido (Teru'ah) de trombetas (shophar), santa convocação.” (Levítico 23:24) -
A Festa das Trombetas ou Yom Teru'ah é celebrada nos 1º e 2º dias do mês Tishrei, o sétimo mês do calendário bíblico e o primeiro do calendário civil judaico (setembro/outubro no nosso calendário).
Também pode ser considerada uma celebração da Lua Nova. Como o povo de Israel segue o calendário lunar, baseado nos movimentos da Lua, o dia da festa não poderia ser conhecido antes do tempo, uma vez que dependia do aparecimento da Lua Nova em Jerusalém. Assim que aparecia a Lua Nova, o Shofar era tocado anunciando o início da festa:
“Tocai a trombeta na lua nova, no tempo apontado da nossa solenidade.” (Salmos 81:3)
I.2 – A BÍBLIA DESCREVE TRÊS TIPOS ESPECIAIS DE TROMBETAS: A “PRIMEIRA TROMBETA” TOCADA NA FESTA DE PENTECOSTES; A “GRANDE TROMBETA” TOCADA NO DIA DA EXPIAÇÃO (YOM KIPPUR); E A “ÚLTIMA TROMBETA” TOCADA NA FESTA DAS TROMBETAS
As Escrituras Sagradas fazem referência a três tipos específicos de trombetas, cada uma delas relacionada a uma determinada Festa do Eterno.
A “PRIMEIRA TROMBETA”
A “Primeira Trombeta” é tocada durante a Festa do Pentecostes (Shavuot), celebrando a entrega da lei. Esta trombeta é descrita em Êxodo 19:16-19:
“E aconteceu ao terceiro dia, ao amanhecer, que houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de trombeta mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial.
E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.
E todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subia como fumaça de um forno, e todo o monte tremia grandemente.
E o sonido da trombeta ia crescendo em grande maneira; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta.” (Êxodo 19: 16-19)
A “GRANDE TROMBETA”
A “Grande Trombeta” é tocada no Dia da Expiação (Yom Kippur), celebrando o arrependimento e a adoração do povo de Israel perante o seu aguardado Messias. Esta trombeta é muito bem descrita no livro do profeta Isaías 27:12-13:
“E será, naquele dia, que o SENHOR padejará o seu fruto desde as correntes do rio até o rio do Egito; e vós, ó filhos de Israel, sereis colhidos um a um.
E será, naquele dia, que se tocará uma grande trombeta, e os que andavam perdidos pela terra da Assíria e os que foram desterrados para a terra do Egito tornarão a vir e adorarão ao SENHOR no monte santo, em Jerusalém.” (Isaías 27:12-13)
A “ÚLTIMA TROMBETA”
A “Última Trombeta”, por sua vez, é tocada na Festa das Trombetas, a qual é descrita em diversas passagens das Escrituras das quais destacamos as seguintes:
“Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação.” (Levítico 23:24)
“Semelhantemente, tereis santa convocação no sétimo mês, no primeiro dia do mês; nenhum trabalho servil fareis; será para vós dia de sonido de trombetas.” (Número 29:1)
Como vimos acima, as Escrituras se referem ao “sonido de trombetas”, ou seja, a existência de vários toques (sons) de Shofar.
O Shofar, na Festa das Trombetas, é tocado em sequências de 100 toques durante os dois dias da festa.
O centésimo e último toque de cada sequência é chamado pelos judeus, desde os tempos antigos, de a Última Trombeta, a qual apresenta um soar todo especial, diferente dos 99 anteriores. A ÚLTIMA TROMBETA é chamada de TEKIAH HA’GADOLAH, o qual é um toque bem longo e forte, o mais prolongado possível.
I.3 – EXISTE UM PERÍODO DO DIA QUE OS JUDEUS, DESDE OS TEMPOS ANTIGOS, CONHECEM COMO “ABRIR E FECHAR DE OLHOS”, OU SEJA, O PERÍODO ENTRE O PÔR DO SOL E A NOITE TOTALMENTE ESCURA
“Abrir e fechar dos olhos” é uma expressão idiomática judaica, utilizada, desde os tempos antigos, que significa o período do crepúsculo em que o céu vai escurecendo desde o pôr do sol até ficar totalmente escuro. Os judeus entendem que este período vai precisamente do pôr do sol até o aparecimento da terceira estrela de tamanho médio, à medida que o céu vai escurecendo.
I.4 – AS ESCRITURAS REVELAM QUE O ARREBATAMENTO DA NOIVA DO CORDEIRO OCORRERÁ QUANDO FOR TOCADA EM JERUSALÉM A ÚLTIMA TROMBETA (EM UMA FESTA DAS TROMBETAS) EM UM “ABRIR E FECHAR DE OLHOS” (PERÍODO DO CREPÚSCULO ENTRE O PÔR DO SOL E A NOITE ESCURA)
Eis o texto escrito pelo Apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, sobre o Arrebatamento da Igreja:
"Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos (morreremos), mas todos seremos transformados;
Num momento, num abrir e fechar de olhos (período do crepúsculo entre o pôr do sol e a noite escura), ante a última trombeta (tocada na Festa das Trombetas); porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados (ocorrerá o Arrebatamento da Noiva de Yeshua)" (1ª Coríntios 15:51-52).
Tendo em vista que um mistério (segredo) era assim considerado quando o mesmo não tenha sido revelado por nenhuma Escritura anteriormente, podemos ter certeza que Paulo não está se referindo, neste texto de 1ª Coríntios, apenas à existência do Arrebatamento, pois o mesmo já havia sido revelado por Yeshua em outras ocasiões (Lucas 17:34-36; Mateus 16:28; Mateus 25:1-13; João 14:3, etc). O segredo que Paulo revela em 1ª Coríntios 15:51-52 é o fato de que o Arrebatamento da Noiva do Cordeiro se dará em uma Festa das Trombetas, a qual é celebrada anualmente em Israel.
De acordo com o que examinamos, a revelação sobre em que época do ano ocorrerá o Arrebatamento da Igreja, contida em 1ª Coríntios 15:51-52, fica bem clara diante de nossos olhos. E isto é maravilhoso! De acordo com a tradição judaica (lembremo-nos que o Apóstolo Paulo era judeu e profundo conhecedor das tradições judaicas), “abrir e fechar de olhos” significa “o período do crepúsculo entre o pôr do sol e a noite escura” e a “Última Trombeta” se refere ao centésimo e último toque de trombeta tocado ao final de cada sequência de 100 toques soados na Festa das Trombetas, festa esta celebrada por dois dias, a partir do aparecimento da Lua Nova em Jerusalém. Logo, não há dúvida que o Arrebatamento da Igreja ocorrerá ao Toque da ÚLTIMA TROMBETA que ocorrerá no crepúsculo de um dos dois dias em que é celebrada a Festa das Trombetas em Jerusalém, “porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”, ou seja, "a trombeta soará e ocorrerá o Arrebatamento da Noiva de Yeshua".
II – A FESTA DAS TROMBETAS DE 2017 FOI ACOMPANHADA NO CÉU DO SINAL DE APOCALIPSE 12
Vale frisar que a Festa das Trombetas de 2017 esteve acompanhada no céu do sinal de Apocalipse 12, uma vez que, nos dias 23 e 24 de setembro de 2017, lá estava no céu de Jerusalém a Constelação de Virgem revestida do sol, com a lua debaixo de seus pés e, sobre a sua cabeça, uma coroa de 12 estrelas (a Constelação de Leão composta de 9 estrelas acrescida dos planetas Marte, Vênus e Mercúrio, perfazendo 12 estrelas, ressaltando-se que a Escritura não faz diferença entre planeta e estrela).
Este fato não pode ser negado, pois foi cientificamente comprovado por sistemas utilizados em Universidades de renome do mundo inteiro como é o caso do sistema Stellarium, entre outros.
A grande verdade é que o sinal de Apocalipse 12 estava lá encravado no meio da Festa das Trombetas de 2017. E o que muito sensibilizou a Noiva do Cordeiro foi o fato de que o sinal em 23 e 24 de setembro trata do Arrebatamento do corpo do Filho Varão que há de reger todas as nações, ou seja, do Arrebatamento da Noiva do Cordeiro (para maiores esclarecimentos, sugiro a leitura do estudo “O ÚNICO “GRANDE SINAL” REVELADO PELAS ESCRITURAS OCORRERÁ AO FIM DA FESTA DAS TROMBETAS DE 2017”, em nosso site www.oarrebatamento.net).
III – A NOIVA DO CORDEIRO SE PREPAROU LEGITIMAMENTE PARA O ENCONTRO COM YESHUA NA FESTA DAS TROMBETAS DE 2017, ASSIM COMO TEM PROCEDIDO A CADA ANO
A cada ano, as virgens prudentes de Mateus 25:1-13 estão com o azeite de reserva à espera do Noivo por ocasião da Festa das Trombetas.
Como que a Noiva do Cordeiro não estaria atenta para tão glorioso encontro que pode ocorrer a cada Festa das Trombetas?
Este encontro está plenamente revelado em 1ª Coríntios 15:51-52, e, certamente, os que fazem parte do grupo das virgens prudentes de Mateus 25:1-13 estarão sempre na expectativa do Arrebatamento a cada Festa das Trombetas.
A Festa das Trombetas de 2017, que veio acompanhada do sinal de Apocalipse 12, encheu de esperança o coração da Noiva do Cordeiro que bradou mais forte:
“Ora vem Senhor Jesus” (Apocalipse 22:20b).
IV – A EXPECTATIVA DA NOIVA DO CORDEIRO ERA GRANDE E, NÃO TENDO OCORRIDO O ARREBATAMENTO EM 2017, PODEMOS OUVIR CLARAMENTE YESHUA FALAR AO CORAÇÃO DE SUA NOIVA POR MEIO DAS ESCRITURAS
A cada ano, em não ocorrendo o Arrebatamento, a Noiva do Cordeiro aproveita e se prepara ainda mais em santificação e em prudência para agradar o Noivo quando de Ele vier buscá-la.
Yeshua conhece sua Noiva (Apocalipse 3:8) e lhe requer que seja paciente, guardando a Palavra de sua Paciência, lhe garantindo, em contrapartida, que sua Amada será guardada da hora da tentação que virá sobre todos os habitantes da Terra por ocasião da Grande Tribulação. Ouça Yeshua falando com sua Noiva:
“Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.” (Apocalipse 3:10)
Tiago, o meio-irmão de Yeshua, também revelou em sua epístola algo a respeito da paciência que seria requerida da Noiva quanto à vinda do Messias, exortando a Noiva do Cordeiro a manter seu coração fortalecido porque a vinda dEle está próxima:
“Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.
Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.” (Tiago 5:7,8)
A Noiva do Cordeiro também recebe conforto e consolo nas palavras de 2ª Pedro 3:9:
“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (2ª Pedro 3:9)
V – NESTE ANO DE 2017, TAMBÉM SE CUMPRIU MAIS UMA PROFECIA DO TEMPO DO FIM: ESCARNECEDORES QUESTIONARAM A NOIVA DO CORDEIRO SOBRE O FATO DE A PROMESSA DA VINDA DE YESHUA NÃO TER OCORRIDO NA ÚLTIMA FESTA DAS TROMBETAS
A Festa das Trombetas de 2017 também revelou o cumprimento de mais uma profecia. Em 2ª Pedro 3:3-7. Eis o texto:
“Sabendo primeiro isto, que NOS ÚLTIMOS DIAS virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências,
E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.
Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste.
Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio,
Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.” (2ª Pedro 3:3-7)
E é isto exatamente o que ocorreu, após o término da Festa das Trombetas de 2017: alguns escarnecedores retiraram seus disfarces e, principalmente através de redes sociais, começaram a questionar aos que fazem parte da Noiva do Cordeiro sobre o fato de Yeshua não ter retornado para buscar sua Noiva na Festa das Trombetas de 2017, tal qual como foi predito em 2ª Pedro 3:3-4. Ocorre que os juízos para estes escarnecedores também estão descritos na sequência de 2ª Pedro 3:7, uma vez que serão sujeitos ao fogo reservado para os homens ímpios durante a Tribulação.
Alguns destes tais, que se identificam como “cristãos”, são também descritos em 1ª João 2:18-19:
“Filhinhos, É JÁ A ÚLTIMA HORA; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.
Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.” (1ª João 2:18,19)
Os “cristãos” escarnecedores dos últimos dias identificados pelo Apóstolo Pedro em 2ª Pedro 3:3-7 são os mesmos anticristos da última hora identificados pelo Apóstolo João em 1ª João 2:18-19. A postura destes falsos cristãos em relação à Noiva do Cordeiro os identifica como verdadeiros “anticristos”, e isto tem sido assim para que se manifestasse que não são todos de nós como descreve 1ª João 2:19.
Estes escarnecedores dos últimos dias também foram revelados ao Apóstolo Paulo em 2ª Tessalonicenses 2:11-12 como aqueles para os quais é enviada a operação do erro para que creiam a mentira:
“E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade.” (2ª Tessalonicenses 2:11-12)
Não aguardam o Arrebatamento a cada Festa das Trombetas pois rejeitam a revelação de 1ª Coríntios 15:51-52, tendo o próprio Eterno lhes tem enviado a operação (eficácia) do erro tal como o próprio Eterno fez em 1º Reis 22:19-23, ao enviar um espírito de mentira na bocas dos profetas de Acabe, em uma reunião nos céus:
“Então ele (o profeta fiel Micaías) disse: Ouve, pois, a palavra do Senhor: Vi ao Senhor assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua mão direita e à sua esquerda.
E disse o Senhor: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra.
Então saiu um espírito, e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o induzirei. E o Senhor lhe disse: Com quê?
E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim.
Agora, pois, eis que o Senhor pôs o espírito de mentira na boca de todos estes teus profetas, e o Senhor falou o mal contra ti.” (1º Reis 22:19-23)
E, na sequência do texto de 1º Reis, o espírito de mentira cumpriu a missão que recebera do Eterno. Falou nas bocas dos falsos profetas do rei Acabe e induziram o rei ao erro de ir à guerra onde ele acabou encontrando a sua morte e Israel acabou sendo derrotado pelos siros. Este espírito de mentira é tal qual o espírito que fala na boca dos escarnecedores e anticristos do tempo do fim, os quais estão sendo induzidos (junto com seus seguidores) a se conscientizarem de que devem passar pela Tribulação, onde, então, serão julgados pelo Eterno por não terem crido na verdade, conforme 2ª Tessalonicenses 2:11-12.
Também na 2ª Carta a Timóteo, o Apóstolo Paulo fala destes escarnecedores/anticristos do tempo do fim como sendo aqueles que, nos últimos dias, serão traidores, obstinados, terão aparência de piedade, mas nunca podem chegar ao conhecimento da verdade, dos quais devemos sempre nos afastar. Eis o texto:
“Sabe, porém, isto: que NOS ÚLTIMOS DIAS sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;
Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.” (2ª Timóteo 3:1-7)
VI – UMA PALAVRA PARA A NOIVA DO CORDEIRO
Sabemos que o Arrebatamento se dará em uma Festa das Trombetas. Este é o segredo (mistério) que Paulo revelou em 1ª Coríntios 15:51-52, conforme explicamos neste estudo.
À luz de 1ª Coríntios 15:51-52, a Noiva do Cordeiro, neste ano de 2017, assumiu sua postura de Noiva do Messias e vigiou sobre o Arrebatamento na Festa das Trombetas, como sempre faz em cada Festa das Trombetas. Quem assim procedeu, muito alegrou Yeshua. Quem assim não procedeu, Yeshua está dando mais uma oportunidade para fazê-lo.
Foi muito lindo contemplar como a Noiva do Cordeiro se preparou com mais empenho para a Festa das Trombetas de 2017 (23/24 de setembro), tendo em vista que a festa veio acompanhada do grande sinal de Apocalipse 12 no céu de Jerusalém. Sem dúvida, isto deixou Yeshua muito feliz.
Outro cumprimento nesta Festa das Trombetas foi o fato de que os escarnecedores dos últimos dias de 2ª Pedro 3:3-4 (que são os mesmos anticristos da última hora de 1ª João 2:18-19 e que são os mesmos homens soberbos, traidores e blasfemos dos últimos dias de 2ª Timóteo 3:1-7) romperam seu silêncio e passaram, principalmente através das redes sociais, a criticar a Noiva do Cordeiro, a questionando sobre o fato de não ter ocorrido o Arrebatamento na Festa de 2017. Na verdade, ao rejeitarem completamente o texto de 1ª Coríntios 15:51-52, cumprem a descrição deles contida na 2ª Carta de Paulo a Timóteo, segundo a qual estes homens escarnecedores (e anticristos) dos últimos dias são aqueles que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade (2ª Timóteo 3:7). O mesmo Paulo, movido pelo Espírito Santo, avisa a Timóteo como proceder diante destes homens: “Destes afasta-te” (2ª Timóteo 3:5b).
A Noiva do Cordeiro, por sua vez, revelou seu grande amor por Yeshua nesta Festa das Trombetas de 2017 e, sem dúvida, o Eterno muito se agradou de cada um que, como parte da Noiva do Cordeiro, vigiou e se aprontou para o Arrebatamento.
O sinal de Apocalipse 12:1-5 vai se cumprir, em sua plenitude, em alguma das próximas Festas das Trombetas.
Todo o ano, ficamos vigiando durante a Festa das Trombetas esperando o Arrebatamento da Noiva do Cordeiro. Em 2015, por exemplo, teve um eclipse solar na Festa das Trombetas. Mas, em 2017, teve algo muito maior: o sinal de Apocalipse 12 estava lá no céu de Jerusalém durante a Festa das Trombetas em 23/24 de setembro de 2017.
E isto mexeu com a Noiva do Cordeiro: muitos se chegaram, em 2017, e hoje se encontram muito mais sintonizados com detalhes da Festa das Trombetas que outrora desconheciam.
Sem dúvida, o sinal de Apocalipse 12 em 23/24 de setembro de 2017 apontando para o Arrebatamento da Noiva do Cordeiro terá uma série de consequências no cumprimento da Palavra Profética nos próximos anos tal como examinaremos em outros estudos, mas a consequência mais imediata, no nosso entendimento, foi que acabou despertando muitas virgens prudentes para o fato de que o Arrebatamento se dará ao soar da Última Trombeta em uma Festa das Trombetas.
Muitos talvez não tenham percebido, mas, além de seu cumprimento profético no futuro, o sinal de Apocalipse 12 em 23/24 de setembro de 2017 foi poderosa e maravilhosamente utilizado pelo Eterno - ao inspirar seus profetas, principalmente no Youtube e na internet de um modo em geral – para associar as ideias de “Arrebatamento” e “Festa das Trombetas” na mente de cada um que faz parte da Noiva do Cordeiro no mundo inteiro. Nada foi feito em vão. Este foi um grande passo e é mais uma fortíssima razão para todos mantenhamos nossas candeias ainda mais acesas, pois a promessa da vinda de Yeshua para sua Noiva se cumprirá em breve...em muito breve!
Que o Eterno os abençoe
www.oarrebatamento.net